ISSN 1831-5380
Mapa do sítio | Advertência jurídica | Cookies | Perguntas mais frequentes | Contacto | Imprimir a página

Perguntas mais frequentes

O Código de Redação é um simples instrumento de referência ou uma compilação de regras obrigatórias?
As convenções e as regras apresentadas nesta obra devem ser respeitadas por todos os intervenientes em textos emanados das instituições europeias (texto em papel ou em formato eletrónico) (declaração de P. de Boissieu, na qualidade de presidente do Comité de Direção do Serviço das Publicações - ver prefácio).
Que valor devo atribuir às informações relativas a nomes de países, línguas ou moedas?
Em princípio, o Código é a ferramenta de referência oficial das instituições e órgãos da União Europeia no que respeita aos países, moedas e línguas.
As decisões são tomadas de acordo com um procedimento de consulta oficial dos serviços de
terminologia do Conselho responsáveis pelos dados IATE (e, se necessário, com consulta direta de todos os serviços em envolvidos). Este procedimento decorre sob a égide do Serviço das Publicações (célula «coordenação do Código de Redação»).

Todas as informações, questões, comentários ou sugestões podem ser enviadas por correio eletrónico para:
OP-ISG-coordination@publications.europa.eu
O Código de Redação Interinstitucional existe noutros formatos?

Sim, o Código de Redação está igualmente disponível em formato PDF nas 24 línguas oficiais da União Europeia. Estes PDF podem ser descarregados gratuitamente no portal das Publicações da UE. A sua nova apresentação facilita a identificação de conceitos e a memorização das regras e convenções comuns de escrita.

O Código de Redação está em constante atualização. Para ficar a par das últimas alterações, consulte a página «Novidades».

Última atualização: 16.11.2023
Topo da página