10.4. Pontuação
A pontuação serve, antes de mais, para marcar o ritmo de um texto, para dar vida à palavra numa frase. Dependendo muito de cada indivíduo e do seu estado de espírito momentâneo, compreende-se que as variações sejam inúmeras, tanto no que respeita à escrita como à sua interpretação. Apesar de tanta flexibilidade, o emprego dos sinais de pontuação não pode, nem deve, ser arbitrário, esquecendo aquela que é a real função desses sinais: auxiliar a leitura e a clareza do discurso escrito.
10.4.1. Ponto
O ponto final emprega-se para indicar o fim de uma frase de sentido completo, o fecho de um pensamento e a supressão de letra ou letras no meio ou no fim de uma palavra.
Quando as frases se encadeiam, dando expressão contínua a um pensamento, os pontos sucedem-se uns aos outros na mesma linha. São chamados os pontos simples.
Ao ponto que encerra um enunciado escrito dá-se o nome de ponto final.
O ponto parágrafo indica uma mudança de linha e, portanto, de ideia.
O ponto emprega-se também nas abreviaturas e, como faz parte do vocábulo que abrevia, pode ser seguido de qualquer outro sinal de pontuação (com exceção do ponto), sempre que o texto o exija:
O discurso de S. Ex.a, curto e incisivo, fez pasmar a assembleia.
Usa-se ainda com os algarismos árabes quando estes são utilizados para numerar uma subdivisão do texto.