ISSN 1831-5380
Mapa do sítio | Advertência jurídica | Cookies | Perguntas mais frequentes | Contacto | Imprimir a página

Preâmbulo

Desde a sua primeira publicação em 1993, sob a forma de um Vade-Mécum do Editor, o Código de Redação Interinstitucional tornou-se um instrumento indispensável para os autores de textos das diferentes instituições e dos diferentes organismos da União Europeia, surgindo em todas as línguas oficiais.

Essa normalização das práticas linguísticas é um resultado particularmente notável, visto que todas as convenções e regras de trabalho comuns contidas na presente obra foram elaboradas pelos nossos especialistas, respeitando as especificidades de cada uma das línguas.

Como também é acessível na Internet, o Código de Redação Interinstitucional permite um diálogo interativo entre as diferentes partes interessadas, quer sejam autores, redatores, juristas-linguistas, terminólogos, tradutores ou corretores. Por conseguinte, será bem-vinda a contribuição que possam dar para o aperfeiçoamento e a atualização da presente obra.

Conto com o empenho de todos para garantir a aplicação das normas assim definidas. Tal permitir-nos-á, designadamente, continuar a explorar o potencial dos instrumentos informáticos, a fim de melhor servir o cidadão europeu, principal destinatário dos textos produzidos pelas nossas instituições e órgãos.

Pierre de BOISSIEU
Presidente do Comité de Direção
do Serviço das Publicações

N.B.:
O texto do presente preâmbulo foi inicialmente publicado em francês.
Última atualização: 11.6.2020
Topo da página
Página anteriorPágina seguinte